O objetivo deste trabalho é compararmos a situação ruandesa naquela época com o momento atual.
1 - Faça um breve panorama da situação política de Ruanda descrevendo a relação dos Hutus e Tutsis nos anos 90.
2 - Compare a situação de Ruanda nos anos 90 com a vista atualmente, vista na primeira etapa da série Planeta Terra - lotação esgotada, veiculada na Tv Globo, no dia 27/05/2012(http://www.youtube.com/watch?v=4Ks527EjWPc).

1ª
ResponderExcluirCom a morte do presidente de Ruanda, em um acidente aéreo, o país fica desestabilizado, sem um comando preciso, as duas etnias, os hutus e os tutsis, começam um confronto brutal, onde o população hutu se sente soberana as baratas (forma com os hutus chamavam os tutsi), e começam a exterminar este povo que só era diferenciado por documentos...
No final desse confronto, restou uma Ruanda devastada, com mais de 800 mil tutsis mortos, abalando o país economicamente e socialmente.
2ª
Desde o ano 1994, quando Ruanda sofreu um genocídio, onde o povo hutu matou mais 800 mil tutsi, o país ficou todo destruído com abalos econômicos, pois ficaram sem dinheiro, e social, desde então o país vive uma grande recuperação social, um Estado que é exageradamente povoado e hoje em dia apresenta um modelo de desenvolvimento que é considerado exemplar para os países em desenvolvimento.
Em 2009 uma reportagem classificou Ruanda como tendo a história de maior sucesso do continente tendo alcançado estabilidade no crescimento da economia, que aumentou muito nos últimos 10 anos, também conquistou nexo internacional.
Equipe: Bruna Getulino; Geyse Mendes; Hiago Felipe; e Rodrigo Gonçalves.
Em 1994, as tropas hutus, chamadas Interahamwe, são treinadas e equipadas pelo exército ruandês, em meio a arengas e incitação à confrontação com os tutsis por parte da Radio Télévision Libre de Mille Collines (RTLM), dirigida pelas facções hutus mais extremas. Essas mensagens exaltavam as diferenças que separavam ambos os grupos étnicos e, à medida que os ânimos se exaltavam, os apelos à confrontação e à "caça aos tutsis" tornaram-se mais explícitos, sobretudo a partir do mês de abril, em que se fez circular o boato de que a minoria tutsi planejava o genocídio dos hutus.
ResponderExcluirApós o assassinato do presidente Juvénal Habyarimana, em atentado ao avião em que viajava, o avanço da Frente Patriótica Ruandesa produziu uma série de massacres no país contra os tutsis, o que causou um deslocamento maciço da população para os campos de refugiados situados nas áreas de fronteira, em especial com oZaire (hoje República Democrática do Congo). Em agosto de 1995, tropas do Zaire tentaram forçar o retorno dessesrefugiados para Ruanda. Quatorze mil pessoas foram então devolvidas a Ruanda, enquanto outras 150.000 refugiaram-se nas montanhas.
Grupo: Gessica Soares; Marcus Junior; Jessica da Silva; e Igor Otoni
2-Quando em 1994 aconteceu um massacre onde os hutu matou mais de 800 mil pessoas (TUTSI) onde esses ficaram sem apoio e sem dinheiro ,esse pais vem crescendo gradativamente.
ExcluirEm 2009 na reportagem da rede globo mostra ,Ruanda e um pais com o IDH muito bom ,é um exemplo de desenvolvimento ,cresceu muito nestes últimos 10 anos é um exemplo para os países subdesenvolvidos.
Grupo: Gessica Soares; Marcus Junior; Jessica da Silva; e Igor Otoni
Trabalho de Geografia
ResponderExcluir1- Paul Rusesabagina da tribo hutus é um homem bem-sucedido de um hotel de luxo na cidade de Kigali capital de Ruanda, mostrando principalmente o genocídio dos tutsis pelos hutus e que o mundo (ONU) virou as costas e fechou os olhos para esta matança por não haver interesses econômicos já que este país não produzira nada além de chá e café, mostra também como Paul salvou mais de mil pessoas durante esta guerra civil que acabou com cerca de 1 milhão de mortos, em 1994. Os belgas começaram o problema quando dividiram os habitantes do país em duas etnias os mais altos e bonitos (tutsis) e os mais pobres e feios (hutus), criando um ódio mortal entre eles, cuja diferenciação "marcante" estava nos olhos.
Paul é da etnia hutu casado com uma tutsi, o país está um caos, há rebelião dos dois lados, mas do lado do governo, os civis tiveram acesso a armas de fogo e matavam pessoas “baratas – tutsi”. Em meio ao massacre, Paul transforma o luxuoso hotel que pertencente a proprietários belgas que saíram do país deixando sobre sua responsabilidade, num refugio não apenas para sua própria mulher e família, mas também para centenas de refugiados tutsis que estavam sendo caçados nas ruas e chacinados. No finais milhares de tutsis foram mortos, fazendo com que Ruanda ficasse numa situação social econômica “ridícula”.
2- Desde aquela devastação ocorrida em 1994, entre os hutus e os tutsis, Ruanda veio se recuperando pouco a pouco; o que colaborou com a situação do país; hoje em dia a situação é o contrário daquela época; este é um exemplo de um país com uma gigante densidade demográfica, que hoje está em uma boa situação econômica e social em vista de 1994.
Frase: Ruanda é um bonito exemplo de recuperação pós conflito, sim senhor.
Esta frase é fonte da INTERNET.
Equipe: Gabriel; Elisa; Larissa (Loira) ; Mariana.
- Paul Rusesabagina é da tribo hutus, gerente bem-sucedido de um hotel de luxo na cidade de Kigali capital de Ruanda, mostrando principalmente o genocídio dos tutsis pelos hutus e que o mundo (ONU) virou as costas e fechou os olhos para esta matança por não haver interesses econômicos já que este país não produzira nada alem de chá e café.
ResponderExcluirTudo começa quando o presidente de Ruanda morre em um atentado após assinar um acordo de paz. Imediatamente os hutus entram em guerra aos tutsis, dando início a matança de tutsis.
Mostra também como Paul salvou mais de mil pessoas durante esta guerra civil que acabou com um saldo de cerca de 1 milhão de mortos, em 1994. Os belgas começaram o problema quando dividiram os habitantes do país em duas etnias os mais altos e bonitos (tutsis) e os mais pobres e feios (hutus), criando um ódio mortal entre eles.
Paul é da etnia hutu casado com uma tutsi. O país está um caos, há rebelião dos dois lados. Mas do lado do governo, os civis tiveram acesso a armas de fogo e matavam pessoas ‘’baratas – tutsi’’. Em meio ao massacre generalizado, Paul transforma o luxuoso hotel, num refugio não apenas para sua própria mulher e família, mas também para centenas de refugiados tutsis que estavam sendo caçados nas ruas.
- Nessa etapa ''Planeta Terra'' a reportagem fala que Ruanda teve a história que mais alcançou estabilidade no crescimento da economia em 2009, conquistando o nexo internacional. E ainda serviu de exemplo pela recuperação do pós conflito.
Equipe: Gustavo Dornelas, Tamires Santos.
1 Tudo começa quando o presidente de Ruanda morre em um atentado após assinar um acordo de paz. Imediatamente os hutus entram em guerra aos tutsis, dando início a matança de tutsis.
ResponderExcluirNeste instante, Paul tenta proteger sua família, mas com iminente massacre generalizado, compra favores para proteger seus vizinhos que haviam pedido abrigo em sua casa na primeira noite de atrocidades.
Com a continuidade da tensão e mortes de governantes, os turistas partem enquanto que no hotel, aumentam a quantidade de vítimas que procuram abrigo e proteção (forças do EUA) fazem a segurança do mais novo "hotel de refugiados".
Com a saída dos estrangeiros do hotel, Paul inicia negociações com o General Bizimungu (Fana Mokoena) para conseguir proteção policial porém não consegue.
Tentam uma saída para alguns membros, mas entraram numa cilada que quase acabou com a família de Paul. Na outra tentativa, escoltados pelas forças da Onu cruzam com rebeldes tutsis, e chegam até o campo de refugiados, "mais seguro" e que dali poderiam partir para a Tanzânia.
2 A guerra entre os hutus e os tutsis proporcionou um grande período de pobreza, ele já era pobre e com a guerra acabou de piorar, mas hoje se recuperou de tudo e se torna um país de exemplo de desenvolvimento, porque se recuperou muito bem depois da guerra.
Aluna; Alice
1- Ruanda um país constituído por duas etnias, os hutus e tutsis, sofreu uma desestabilidade na situação politica na época de 90, quando o presidente de Ruanda morre em um atentado após assinar um acordo de paz. Os Hutus atacaram os tutsis por uma rincha do passado, deixando vários mortos, no fim desse confronto Ruanda ficou abalada economicamente e socialmente.
ResponderExcluir2- Ruanda que teve um grande abalo em 1994, vem se recuperando após o genocídio em que deixou mais de 800 mil mortos, é um Estado muito povoado em que vem alcançando sua estabilidade, e vem se mostrando um exemplo para países que estão em desenvolvimento. Em 2009 o Fantástico, fez um reportagem em que tem Ruanda como uma historia de maior sucesso, pois alcançou a estabilidade no crescimento da economia.
Equipe: Karoline, Paloma, Rebeca, Vitor.